Trabalhos Publicados
2021
Biotechnological Applications of Biomass
O livro Biotechnological Applications of Biomass fornece uma visão abrangente do estado atual da arte da utilização de biomassa na agricultura e na indústria. As informações contidas são úteis para pesquisadores e aqueles interessados na utilização da biomassa e na produção de bioprodutos.
2019
Yeasts in Biotechnology
Esse livro oferece uma ampla compreensão de várias maneiras pelas quais as leveduras podem ser aplicadas à indústria de biotecnologia. Inclui temas como: Nutrição Animal, que trata da utilização de levedura como probiótico para ração animal; Indústria de Alimentos, aborda a utilização de levedura em produtos alimentícios. Por fim, Bioprodutos Industriais, trata do desenvolvimento de novas plataformas de leveduras como fábricas de células para produção bioquímica.
2019
Fuel ethanol production from sugarcane
Esse livro oferece uma ampla compreensão da produção de bioetanol a partir da cana-de-açúcar, e outros substratos. São mencionados temas como, Produção de Etanol da Cana-de-Açúcar no Brasil, que trata do processo industrial brasileiro de etanol de primeira geração. Estratégias para o pré-tratamento do bagaço de cana, trata de métodos físico-químicos para o pré-tratamento de biomassa. E Abordagens Recentes para Aumentar a Eficiência da Fermentação do Etanol Lignocelulósico.
2019
Suplementacão de aminoácidos na fermentação alcoólica de mostos de melaço e xarope de cana-de-áçucar empregando linhagem industrial CAT-1
Esse estudo avaliou a influência da suplementação de aminoácidos sob o crescimento e a viabilidade celular da linhagem industrial CAT-1 em condições de estresse etanólico e osmótico. A suplementação de aminoácidos também foi avaliada em fermentações de melaço e xarope de cana-de-açúcar, empregando reciclo de células.
2017
A simple scaled down system to mimic the industrial production of first generation fuel ethanol in Brazil
Embora o etanol combustível de primeira geração seja produzido no Brasil a partir de matérias-primas à base de cana-de-açúcar com alta eficiência, ainda há pouco conhecimento sobre a microbiologia, a bioquímica e os mecanismos moleculares prevalentes no ambiente de fermentação não asséptica. Até agora, aprender fazendo tem sido a estratégia para melhorar o processo, com outras melhorias exigindo tecnologias inovadoras. A realização de experimentos em escala industrial costuma ser cara, complicada de configurar e difícil de reproduzir. Assim, o desenvolvimento de um sistema de escala reduzido e adequado para este processo tornou-se uma necessidade. Neste artigo, apresentamos o projeto e a demonstração de um sistema simples e eficaz em escala laboratorial que mimetiza o processo industrial usado para a produção de etanol combustível de primeira geração nas usinas de cana-de-açúcar brasileiras. Nós comparamos este sistema através do fenótipo superior da cepa Saccharomyces cerevisiae PE-2, em comparação com outras cepas da mesma espécie. Confiamos que tal sistema pode ser facilmente implementado em diferentes laboratórios em todo o mundo, e permitirá uma melhor compreensão das cepas de S. cerevisiae que podem persistir e dominar neste ambiente industrial, não asséptico e peculiar.
2014
Viabilidade econômica da implantação de sistema de secagem
Esse trabalho mostra a viabilidade econômica da instalação de um spray-dry para produção de levedura seca em uma usina de açúcar e etanol localizada no Brasil.
2008
Yeast selection for fuel ethanol production in Brazil
Esse trabalho relata um programa de seleção de leveduras realizado durante 12 anos com o objetivo de selecionar cepas de Saccharomyces cerevisiae adequadas para fermentação de substratos de cana-de-açúcar (caldo de cana e melaço) com reciclagem celular, como é realizado em usinas brasileiras de bioetanol.
1993
Dominância das leveduras contaminantes sobre as linhagens industriais avaliadas pela técnica da cariotipagem
Esse trabalho mostra o acompanhamento mediante a utilização da técnica da separação eletroforética do DNA cromossomo intacto (técnica de cariotipagem) e permanência de linhagens industriais no processo fermentativo em diversas destilarias no Brasil.